O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva alerta o Governo para a necessidade de fazer um bom uso dos fundos europeus. E deixa elogios à liderança de Von der Leyen na Comissão Europeia e à forma como a União Europeia tem respondido aos “grandes desafios da atualidade”.
Num artigo publicado pela delegação do PSD no Parlamento Europeu, Aníbal Cavaco Silva considera que o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) deve ser usado para assegurar um crescimento da economia na ordem dos 3 ou 4% por ano.
"Esperemos que os fundos europeus de dimensão nunca vista que estão a ser dirigidos para Portugal sejam utilizados para assegurar um crescimento da economia na ordem dos 3-4%/ano", refere.
O ex-chefe de Estado diz que o Executivo não deve "atirar o dinheiro para cima dos problemas sem os resolver".
O PRR é um programa até 2026 com reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia.
No artigo, Cavaco Silva elogiou ainda a União Europeia e a forma como tem respondido aos “grandes desafios da atualidade”, como a pandemia de covid-19 e a invasão da Rússia à Ucrânia, com vitalidade. E acrescenta que a liderança de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, “surpreende pela positiva”.
"A UE tem vindo a ganhar uma relevância crescente perante os novos desafios e incertezas geopolíticos e geoeconómicos", remata.
O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva conclui o texto a dizer que é de uma Europa “viva que todos precisamos”.