País

Nadadores-salvadores brasileiros já começaram a trabalhar nas praias portuguesas

Parte dos 106 nadadores-salvadores brasileiros e argentinos contratados pelo Instituto de Socorro a Náufragos iniciou funções esta segunda-feira.

SIC Notícias

Chegaram mesmo a tempo de apanhar ainda muitos banhistas na praia. Em feriado que permitiu um fim de semana prolongado, começaram esta segunda-feira a trabalhar no Algarve, parte dos 106 nadadores-salvadores que o Instituto de Socorros a Náufragos foi buscar ao Brasil para colmatar a falta de vigilantes em Portugal.

A Maior parte são brasileiros, mas há também argentinos. Inscreveram-se 130, mas só 106 passaram os exames de aptidão técnica, sendo que desses, cerca de metade vão ficar até 15 de outubro a reforçar a vigilância das praias algarvias.

No caso da praia da rocha ou alvor, por exemplo, esta segunda-feira foi o primeiro dia. Cá em Portugal é-lhes assegurado também alojamento e alimentação.

Não é de agora que o Instituto de Socorros a Náufragos seleciona nadadores-salvadores brasileiros para reforçar a temporada de verão, em Portugal. No Brasil, os nadadores-salvadores são profissionais, ligados a corpos de bombeiros e têm trabalho o ano inteiro.

Cá, para um trabalho sazonal, há cada vez menos portugueses interessados.

Praias portuguesas têm sido muito procuradas

Com parte das praias já vigiadas, quem escolheu estes dias o Algarve para umas miniférias diz ter acertado em cheio.

Para muitos, estes serão os últimos mergulhos antes do regresso a casa para mais umas semanas de trabalho ou de aulas. com vontade, seguramente, de voltar no verão.

Últimas