País

Polícia Judiciária: Menores de idade identificados por ameaças a escolas

Autoridades garantem que não foram “recolhidos quaisquer indícios da sua radicalização ou extremismo”. Casos começaram na sequência de publicações na rede social Tik Tok, com origem no estrangeiro.

Canva

Cláudia Machado

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira que identificou vários autores de ameaças dirigidas a estabelecimentos de ensino, partilhadas nas redes sociais.

“Os autores identificados são jovens, menores de idade, não tendo sido recolhidos quaisquer indícios da sua radicalização ou extremismo. Os jovens assumiram a autoria das publicações, não tendo noção da dimensão e impacto que as suas ações viriam a tomar”, esclarece a PJ, em comunicado.

A PJ encontra-se ainda a investigar vários casos, reportados nos últimos dias em vários pontos do país, alguns referenciados pela PSP.

“Apurou-se que estas situações terão ocorrido na sequência de publicações na rede social Tik Tok, com origem no estrangeiro, onde é feita alusão ao Massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Não foram, no entanto, recolhidos indícios de que pretendessem materializar as ameaças em causa, tudo levando a crer que se tratarão de casos de mimetização de um fenómeno que está a ocorrer, em várias partes do globo”, conclui a força policial.

Últimas