País

Governo quer que hospitais privados comecem a passar baixas médicas

Há vários anos que as baixas médicas só podem ser passadas por médicos do SNS, mas em breve os clínicos que trabalham em hospitais privados e clínicas também vão poder fazê-lo.

SIC Notícias

O Governo quer que as urgências e os hospitais privados comecem a passar baixas médicas. Na conferência sobre a sustentabilidade do SNS foram apresentadas medidas para melhorar os funcionamento dos serviços públicos de saúde.

Há vários anos que as chamadas baixas médicas só podem ser passadas por médicos do SNS, mas em breve os clínicos que trabalham em hospitais privados e clínicas também vão poder fazê-lo.

Foi numa conferência sobre a sustentabilidade do sistema público de saúde que o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, descreveu com alguma preocupação o estado em que os hospitais e centros de saúde se encontram.

"O nosso SNS encontra-se, atualmente, numa fase crítica da sua existência", referiu.

Boa gerência das instituições é essencial, refere diretor-executivo

Para o antigo diretor do Hospital de São João é preciso melhorar os acessos aos serviços de saúde, que só será possível com alterações na forma como as instituições são geridas e Fernando Araújo reconhece a dificuldade em recrutar bons líderes.

Na décima primeira conferência “Sustentabilidade em Saúde” foi apresentado um estudo sobre a evolução do SNS.

SNS tem evoluído de forma positiva, consideram utentes

Ainda este mês deverá abrir um novo concurso para médicos, com perto de 3 mil vagas, sendo que 1500 são para recrutar clínicos para os hospitais e 900 para centros de saúde.

No geral, os utentes consideram positiva a evolução do SNS nos últimos anos, mas assumem que a qualidade dos serviços tem vindo a piorar, tal como os elevados tempos de espera para consultas e cirurgias.

Últimas