Um homem com cerca de 40 anos e de nacionalidade afegã invadiu o Centro Ismaili, em Lisboa, e matou duas mulheres com uma faca. Ricardo Alexandre, diretor-adjunto da TSF e comentador da SIC analisa as possíveis motivações do agressor e os fatores que podem ter desencadeado tais ações.
Ricardo Alexandre começa por comentar a decisão do ministro da Administração Interna de marcar uma declaração para as 15:00. O comentador da SIC refere que o ministro poderá ter alguma informação "que permita esclarecer as motivações", ou então tem como objetivo apenas fazer o ponto de situação relativamente às investigações em curso.
"Resta saber se é já para explicar se há, de facto, alguma motivação terrorista por trás deste ataque ou, como tudo leva a crer, (...) mais relacionado com uma motivação individual", afirma Ricardo Alexandre.
Questões passionais ou saúde mental?
Acrescenta que se tudo se tratou de uma motivação individual é necessário perceber se essa motivação tem como origem "questões passionais" ou a saúde mental do agressor.
O comentador da SIC afirma que esta "é a oportunidade para o país se debruçar sobre as condições em que vive a comunidade afegã" em Portugal e de que modo é realizado o trabalho de continuidade junto dos afegãos que têm chegado ao país.
“É preciso ver se as pessoas a quem foi dado abrigo, a quem foi dado algum acolhimento, estão a ser acompanhadas, se, entretanto, conseguiram empregos, se os trabalhos que têm são minimamente compatíveis com as qualificações, elevadas em muitos casos, e percebermos o que acontece a essa população”, refere.