Pelo menos 700 jovens estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, só na região de Lisboa, por suspeita de pertencerem a grupos criminosos organizados. Estes grupos são os principais responsáveis pelo aumento do crime de tentativa de homicídio no país.
Portugal é visto, muitas vezes, como sendo um país seguro. Mas, nos últimos quatro anos, a criminalidade aumentou quase 2,5%. Uma das maiores preocupações é o crescimento da delinquência em faixas etárias mais jovens.
Em Lisboa, a Polícia Judiciária está a investigar 700 jovens, suspeitos de envolvimento em grupos criminosos organizados. Por causa das retaliações, estes grupos são os principais responsáveis por tentativas de homicídio.
De acordo com o Correio da Manhã, há dois anos foram registados 342 crimes de homicídio tentado. No ano passado, este número cresceu para os 405. Quanto ao homicídio consumado, o crescimento foi menor. Há dois anos foram registados 100 assassinatos no país. Um número que aumentou para os 106 no ano passado.
O Governo já tinha reconhecido o problema. Há dois anos foi criada a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta. É constituída por Ministros, Secretários de Estado e pela Procuradora-Geral da República. Mas, até ao momento, ainda não foram apresentadas propostas concretas para resolver a situação.
É importante lembrar que, em Portugal, o homicídio qualificado é um crime que pode ir dos 12 aos 25 anos de pena de prisão. Já no caso da tentativa de homicídio este tempo diminui para uma pena entre dois e 13 anos de cadeia.