País

Estado vai vender edifício em Lisboa que poderá tornar-se condomínio de luxo

O Governo anunciou medidas de apoio à habitação, mas está em processo de venda de um imóvel do Estado no centro de Lisboa que, provavelmente, se tornará um condomínio de luxo, fora do alcance da maioria das pessoas.

SIC Notícias

Já há interessados para comprar o antigo edifício da Escola Superior de Dança, mas só na quinta-feira termina o prazo da entrega de propostas. É o primeiro passo para a venda do edifício no Bairro Alto, centro de Lisboa.

O imóvel está vazio desde 2018, altura em que os protestos dos professores e alunos tornaram públicas as más condições da instituição. Ratos e baratas, cortinas em vez de portas, testos a desmoronar obrigaram a passar as aulas, provisoriamente, para o campus do Instituto Superior de Engenharia. Nas antigas instalações, nunca chegaram a ser feitas obras.

O Politécnico de Lisboa quer vender ao melhor preço o edifício que integram parcialmente o Palácio de Pombal. O valor mínimo são 10 milhões de euros mas o imóvel pode até arrecadar mais do que isso. Afinal, apesar do estado de degradação, trata-se de um edifício que está localizado numa das zonas mais caras de Lisboa.

Contactados pela SIC, nem o Ministério do Ensino Superior nem o da Habitação esclareceram por que motivo não aproveitam este edifício do Estado, por exemplo, para arrendamento acessível. A venda acontece numa altura em que o Governo está a promover medidas de apoio à habitação, entre elas, a colocação de casas devolutas no mercado de arrendamento.

O Instituto Politécnico de Lisboa explica que vai vender o imóvel porque precisa desse dinheiro para a construção das novas instalações da Escola Superior de Dança no Campus de Benfica.

Últimas