País

António Costa demite secretário de Estado da Economia

O motivo da saída estará relacionado com divergências com o ministro António Costa Silva.

Rodrigo Antunes/LUSA

SIC Notícias

O primeiro-ministro demitiu ao final da manhã desta terça-feira o secretário de Estado da Economia, João Neves. A informação foi avançada pelo Jornal de Negócios e confirmada pela SIC.

A decisão terá sido tomada devido a divergências de fundo com o atual ministro da Economia, António Costa e Silva, refere o Negócios, que acrescenta ainda que a caminho da saída do Governo poderá estar também a atual secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

A comunicação oficial desta saída (ou saídas) deverá ser formalizada entre hoje ou amanhã pelo primeiro-ministro ao Presidente da República e indicados os substitutos.

João Neves transitou, recorde-se, do anterior Governo de Costa, no qual ocupava o cargo de secretário de Estado Adjunto e da Economia do ministro Pedro Siza Vieira. Desde março deste ano, ocupava o cargo de secretário de Estado da Economia, sendo um dos três secretários do ministro António Costa Silva.

A confirmarem-se estas duas saídas, o Ministério da Economia ficará para já com apenas um secretário de Estado, José Maria Costa, que tem a cargo a pasta do Mar.

QUEM É JOÃO NEVES?

Recorrendo ao site do Governo, consta na biografia de João Neves, que nasceu em Ponte de Sor em 1957, que é licenciado em Economia e mestre em Administração e Políticas Públicas.

Foi secretário de Estado da Economia no XXI Governo Constitucional, entre 2018 e 2019, e Secretário de Estado Adjunto e da Economia no XXII Governo Constitucional.

João Neves foi administrador da Empresa Laboratórios BIAL e vogal do Conselho Diretivo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.

Em 2005/2007 ocupou o lugar de chefe de gabinete do ministro da Economia e da Inovação.

Entre 1997 e 2005 foi diretor de várias pastas:

  • Diretor da Empresa do Ministério da Economia;
  • Diretor Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Economia;
  • Diretor-Geral da Indústria;
  • Diretor de Serviços da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia;
  • Diretor de serviços da Direção-Geral da Indústria;
Últimas