País

Comissão que estuda abusos sexuais na Igreja fala em mais de 1.000 casos

A comissão independente ganhou o prémio da APAV.

SIC Notícias

A Comissão Independente que investiga casos de abusos sexuais de menores na Igreja Católica acredita na existência de mais de 1.000 casos em Portugal. O grupo de trabalho foi esta terça-feira distinguido com o prémio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

“Trata-se de testemunhos que trazem outros casos e, assim, nos transportam para um universo que ultrapassa em muito, mas em muito a ordem das centenas”, afirma Pedro Strecht, da comissão independente.

O bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, defende apenas um caminho para estes casos, a suspensão preventiva de sacerdotes como já aconteceu em pelo menos cinco casos.

“Defendo que após uma denúncia e após uma conversa do sacerdote com o bispo da sua diocese que o normal seria que acontecesse essa decisão”, defende o bispo auxiliar de Lisboa.

A Comissão Independente de Estudo dos Abusos Sexuais é a vencedora do prémio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, dez meses após ter entrado em funções.

O prémio da APAV é entregue pela comissão vencedora ao bispo auxiliar de Lisboa para que o troféu esteja próximo do Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude.

Últimas