O cardeal Tolentino Mendonça passa a ser o responsável máximo pela cultura e educação do Vaticano. Foi nomeado pelo Papa Francisco para prefeito do Dicastério.
Dicastério é o nome dado aos departamentos do governo da Igreja Católica. O Cardeal Tolentino Mendonça passa assim a ser uma espécie de ministro responsável pela Cultura e Educação do Vaticano.
Foi escolhido diretamente pelo Papa Francisco para assumir esta nova pasta, criada no âmbito da renovação da Cúria Romana.
O cardeal português passa a ser o responsável máximo da rede escolar católica que, pelo mundo interiro, conta com 1.360 universidades católicas, 487 universidades e faculdades eclesiásticas e outras 217 mil escolas.
O ministro da Cultura destaca a importância para o país.
Tolentino Mendonça foi chamado para o Vaticano há quatro anos. Exercia, até agora, as funções de arquivista e bibliotecário.
Marcelo Rebelo de Sousa designou-o como "vulto maior da cultura portuguesa".
Aos 56 anos, o cardeal ascende na Cúria Romana numa área onde sempre se destacou como padre, como poeta (autor de numerosos livros). Foi ensaista, cronista, professor e vice-reitor da Universidade Católica em Lisboa.