Quase todo o território de Portugal continental apresenta um perigo máximo e muito elevado de incêndio rural. Nesta altura, há 18 incêndios rurais ativos e cerca de 1.500 operacionais no terreno.
Alvaiázere, Leiria
Em Alvaiázere, no concelho de Leiria, há casas em risco e a população já começou a ser retirada. Este incêndio teve início na quinta-feira em Ourém, no distrito de Santarém, reacendeu-se esta terça-feira de manhã em Alvaiázere.
O reacendimento terá ocorrido pelas 10:30 e está agora a atingir várias aldeias na freguesia de Pelmá. Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil, às 16:30 estavam no local cerca de 350 operacionais, mais de 100 meios terrestres apoiados por um meio aéreo.
Caranguejeira, Leiria
Um outro incêndio, na freguesia de Caranguejeira, concelho e distrito de Leiria, obrigou ao corte da Autoestrada 1 (A1) na zona entre Leira e Pombal e em ambos os sentidos.
A Câmara de Leiria fala em "tarde muito difícil" com o deflagrar de vários incêndios. O Município apelou à população de Figueiras e Mata dos Milagres que abandone as suas casas e se dirija para o Pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal de Leiria, porta 7.
"Sigam escrupulosamente as indicações das autoridades", apela o município.
À agência Lusa, pelas 16:30, o presidente da Junta dos Milagres, Mário Gomes, afirmou que a situação na freguesia está "um bocado complicada", assinalando que não há casas ardidas, mas "há muita coisa destruída pelo fogo".
Mário Gomes esclareceu que a Mata dos Milagres é uma das maiores localidades da freguesia, sendo que "a probabilidade de o fogo lá chegar é grande".
Em relação ao corte da A1, a alternativa inicialmente era o itinerário complementar 2 (IC2) a norte de Leiria e a Estrada Nacional 113, para sul. Mas, poucos minutos depois, também o IC2 foi cortado nos dois sentidos, entre Barracão e Figueiras. Por isso, as alternativas à A1 e ao IC2 são agora as nacionais 109 e a A17.
Para o local estão mobilizados mais de 230 operacionais, 68 veículos e dois meios aéreos, de acordo com informação disponível na página da Proteção Civil à 16:40.
Ansião, Leiria
O incêndio, que começou na sexta-feira em Pombal, na povoação de Vale da Pia, e que se estendeu a Ansião reativou esta terça-feira neste concelho do distrito de Leiria.
"O incêndio está agora numa fase muito difícil de combate e os operacionais no terreno aguardam o reforço de meios", afirmou, pelas 15:00, o presidente da Câmara, António José Domingues,
Segundo o autarca, a situação mais complicada ocorre na freguesia de Pousaflores, mas, de acordo com a informação de que dispunha àquela hora, não havia casas em perigo. O presidente do município adiantou que o incêndio terá reativado entre as 11:00 e as 12:00.
No local, pelas 16:40, encontravam-se quase 220 operacionais, apoiados por mais de 60 meios terrestres e um aéreo.