País

Incêndios: "Este ano é preciso especial cautela porque as coisas não estão nada famosas"

Este ano Portugal tem todas as condições para ter incêndios de grandes proporções, avisa Carlos da Câmara, climatologista e especialista em risco de incêndios.

SIC Notícias

Na quinta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) decretou a situação de alerta devido ao “significativo aumento do risco de incêndio rural”. O alerta começou às 00:00 de hoje e vai vigorar até 15 de julho. Carlos da Câmara, climatologista e especialista em risco de incêndios, explica que este risco é agravado pelas ondas de calor.

"Neste momento Portugal está com a lenha ótima (...) temos condições meteorológicas ótimas" para os incêndios de grandes dimensões, afirma Carlos da Câmara.

O especialista, que sublinha que muitos incêndios começam devido a comportamentos negligentes, alerta para a necessidade de todos termos cuidados redobrados este verão para conter os fogos em tempo de seca.

"Não é só fazer chama, é não ter determinados comportamentos que possam originar, de forma não pensada, um incêndio de grandes proporções", avisa.

Últimas