País

“Falta vontade política” para resolver os problemas no Serviço Nacional de Saúde

Quem o diz é Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que há falta de vontade política e visão estratégica para resolver os problemas no Serviço Nacional de Saúde. A Ordem dos Enfermeiros fala também em carência de profissionais em vários hospitais do país.

Segundo os responsáveis das ordens profissionais afirmam que em Portugal há um claro problema no que toca ao numero de profissionais de saúde a operar nos centros hospitalares do país. “Falta de vontade política” e ” falta de visão estratégica” são as falhas apontadas pelo Bastonário da Ordem dos Médicos ao governo perante as falhas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo o bastonário Miguel Guimarães, assiste-se atualmente a uma sobrecarga em alguns hospitais, especialmente quando outros centros hospitalares encerram alguns serviços.

A bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, à semelhança de Miguel Guimarães, afirma que há uma falha significativa no número de profissionais disponíveis. Para a responsável da ordem, a solução terá de passar pela contratação de mais enfermeiros ou permitir que estes acompanhem as gravidezes de baixo risco.

Neste momento, Ana Rita Cavaco revela que faltam 97 enfermeiros nas urgências do Hospital de Santa Maria e 136 enfermeiros nas urgências do Hospital Amadora- Sintra. Para piorar este cenário, nos últimos meses o número de pedidos de escusa no ceio hospitalar tem sofrido um aumento significativo.

SAIBA MAIS

Últimas