As urgências de obstetrícia do Hospital de Braga encontram-se esta quarta-feira fechadas e assim permanecerão até às 8:00 de quinta-feira, dia 23.
Esta é a quarta vez nas últimas duas semanas que o Hospital de Braga se vê obrigado a encerrar as urgências de obstetrícia e a situação poderá agravar-se em julho e agosto.
“Estão apenas dois médicos escalados e, portanto, estarão a desempenhar a sua função com as utentes que entraram antes da ordem de encerramento”, disse Hugo Cadavez, do Sindicato Independente dos Médicos.
No entanto, sem os cinco obstetras necessários para assegurar a escala de urgência, a única solução foi voltar a fechar este serviço por 24 horas.
E, mesmo assim, nos dias em que a urgência tem estado aberta, o número de obstetras não tem sido suficiente para garantir condições de segurança a 100%.
“Mesmo nos dias em que não houve encerramento, a equipa esteve a baixo daquilo que é o número mínimo de elementos“, continuou Hugo Cadavez, explicando que cinco médicos é o mínimo necessário para garantir as condições de segurança.
A SIC sabe que a situação pode vir a agravar-se muito em breve, já que pelo menos mais duas médicas vão sair em julho por rescisão de contrato. Se assim for, é provável que a urgência feche por dias consecutivos.
De acordo com o Sindicato dos Médicos é também provável que a urgência volte a encerrar já este domingo, “uma vez que a equipa está muito abaixo daquilo que é o mínimo” necessário.
Além disso, há já uma escala provisória elaborada para os próximos dois meses, segundo a qual existem inúmeros dias em que a urgência poderá encerrar.
“Como temos vindo a dizer, esta não é uma situação pontual. É uma situação que tenderá a agravar-se”, alertou Hugo Cadavez.
As urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga estão fechadas desde as 8:00 da manhã desta quarta-feira e, quem precisar de assistência, deverá deslocar-se para as unidades hospitalares de Guimarães, Famalicão ou Viana do Castelo. Em situações mais graves, as utentes deverão dirigir-se ao Hospitald e São João, no Porto.
O Hospital de Braga garante que quinta, sexta e sábado a urgência irá funcionar de forma normal. No domingo, o serviço poderá voltar a encerrar até às 8:00 da manhã de segunda-feira.