País

MAI não confirma se extinção do SEF vai acontecer a 12 de maio

O ministro José Luís Carneiro remete para a próxima semana quaisquer novas informações.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, não confirma se a extinção do SEF vai mesmo acontecer a 12 de maio. O ministro falava no decurso de uma operação de fiscalização da brigada de trânsito da GNR no âmbito da Operação Páscoa.

A extinção desta força policial está prevista para 12 de maio, mas questionado pelos jornalistas o ministro não se comprometeu com a data, remetendo para a próxima semana quaisquer novas informações.

“O que mais importa dizer é que a qualificação das pessoas, o acervo de conhecimento dos trabalhadores do SEF vai continuar a ser útil ao país e às suas instituições para salvaguardar dois valores importantes: o valor de um país humanista no acolhimento aos que nos procuram e de um país que subscreveu e assume as suas responsabilidades na segurança na fronteira externa da União Europeia”, disse o ministro.

O ministro com a tutela da Administração Interna sublinhou que o trabalho tem que ser desenvolvido em cooperação por diferentes ministérios, “por força das responsabilidades acrescidas do país com a comunidade internacional para implementar o Pacto das Migrações”.

O processo de extinção do SEF já se encontra em curso, revelou na quarta-feira o Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) entregue no Parlamento.

SAIBA MAIS

Últimas