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Ensino à distância expôs a falta de formação tecnológica dos professores

Diretores escolares deixam um pedido ao Governo para mudar esta situação.

Nas salas de aulas, mais de um terço dos professores não tiveram formação tecnológica. É uma das conclusões de um estudo da Universidade do Minho (UMinho). Os diretores escolares admitem a falha na formação e consideram ser necessário um maior investimento.

A necessidade de um ensino à distância que chegou com a pandemia mostrou, segundo o estudo realizado há mais de um ano por dois investigadores da UMinho, que mais de um terço dos professores (36%) não tinham formação tecnológica para trabalhar nas salas de aula.

“Os computadores de facto estão a chegar aos nossos alunos, aos nossos professores e é necessário motivá-los para que possam ser usados em contexto de sala de aula. E isso faz-se como? Faz-se com formação”, diz à SIC Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

Este estudo, a que o jornal Público teve acesso, tem um universo de cerca de 2.500 professores que trabalharam, numa primeira fase, em escolas sem infraestruturas tecnológicas ou a funcionarem de forma deficiente. E concluiu que 31% dos docentes não usa a tecnologia e as dificuldades foram grandes numa adaptação repentina.

Os diretores escolares pedem, por isso, ao Governo que continue o investimento e reforce a rede Wi-Fi.

“Numa primeira fase foram os professores de TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] a darem formação aos seus colegas, em cada escola. (…) Agora temos que dar outro passo: usar os computadores dos nossos alunos, dos nossos professores, em contexto de sala de aula, como se fosse um verdadeiro manual. É preciso criar essa cultura, nesse sentido a formação dos nossos professores é muito importante”, defende Filinto Lima.

O estudo foi realizado entre dezembro de 2020 e abril de 2021, tendo concluído que 64% dos inquiridos afirmam que se esforçam por usar a tecnologia, mas 15% dizem que não a utilizam porque não é fácil ou necessário.

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