Assinala-se esta terça-feira o Dia da Internet Segura. A este propósito, a GNR realiza em parceria com a Microsoft uma campanha de sensibilização dirigida em especial à comunidade escolar. O principal objetivo é alertar para o uso consciente da internet, como explica na Edição da Manhã o major Pedro Ares, da GNR.
“Voltamos às sessões presenciais nas escolas e também atividades nos meios digitais”, explica Pedro Ares, que realça a importância dos jogos como estratégia para chegar aos mais novos: “O Minecraft é usado para abordar a questão do ciberbullying. Num ambiente de jogo, colocando alguns desafios e problemas, tencionamos educar para os cuidados que devem ter em ambiente digital”.
Com o lema “Juntos por uma Internet melhor!”, a campanha que vai já na 9.ª edição e se dirige também a adultos e cidadãos seniores, pretende sensibilizar para as ameaças que existem no meio digital e visa alertar para a importância de precauções básicas como questões de salvaguarda da imagem, de dados pessoais e bancários.
Pedro Ares deixa ainda um alerta para alguns dos maiores perigos da internet como o bullying, problemas com meios de pagamento eletrónicos, partilha de conteúdos íntimos e burlas através de plataformas eletrónicas.