País

Guimarães: D. Afonso Henriques já tem a sua espada

A Câmara de Guimarães explica que se trata de uma réplica e deixa um apelo.

Facebook Câmara de Guimarães

SIC Notícias

Lusa

Já foi reposta, depois dos "necessários trabalhos de reparação", a espada original da estátua de D. Afonso Henriques em Guimarães que foi vandalizada em outubro.

"Atendendo à recorrência de atos de vandalismo", foi feita uma réplica para "caso seja necessário proceder a uma nova substituição temporária", revelou a Câmara do distrito de Braga, apelando ainda assim à "salvaguarda do património como um dever de todos os cidadãos".

Criada por António Soares dos Reis, figura de 'proa' das belas-artes portuguesas na segunda metade do século XIX, a escultura de D. Afonso Henriques foi inaugurada em 20 de outubro de 1887, encontrando-se junto ao Paço dos Duques desde 1940. Mas, no passado mês de outubro, a espada foi partida.

Após ter sido "alvo de um ato de vandalismo", o Paço dos Duques de Bragança, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Norte, revelou que a estátua tinha ficado sem espada.

"Mais uma vez, a espada foi quebrada, tendo sido encontrado o fragmento no jardim junto à estátua", referiu em comunicado publicado na rede social Facebook, acrescentando que "parte integral da espada" foi "retirada" da escultura, tendo sido "encaminhada para restauro".

Mas não foi a primeira que aconteceu. A espada já fora partida em agosto de 2014 e retirada de novo a 20 de fevereiro do ano passado, tendo sido restaurada antes de reaparecer na escultura, a 9 de junho de 2020.

Saiba mais

Últimas