A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe arranca na próxima segunda-feira e abrange pessoas em "determinados contextos" como lares, rede de cuidados continuados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) refere, em comunicado, que este ano a vacinação contra a gripe se inicia mais cedo devido à situação de pandemia.
"Em 2021, em contexto de pandemia covid-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade", sublinha a DGS.
Segundo a autoridade de saúde, a primeira fase da vacinação gratuita destina-se a pessoas em determinados contextos:
- residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais;
- doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados;
- profissionais do Serviço Nacional de Saúde;
- grávidas;
Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.
A Direção-Geral da Saúde apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, decorrendo nos próximos meses.
A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença.
VEJA TAMBÉM:
- Governo dá prioridade à vacina da gripe sobre eventual terceira dose
- Ministra da Saúde aponta foco do próximo mês para a vacinação contra a gripe
- Farmácias voltam a ajudar na vacinação contra a gripe
- Farmácias vão administrar gratuitamente vacinas da gripe a 200 mil pessoas com mais de 65 anos
- Vacina contra a gripe começa a ser administrada a partir de 4 de outubro