País

Corrupio nos corredores do Parlamento no dia 1 da nova legislatura

Este sábado é a vez do Governo tomar posse. Depois há Conselho de Ministros.

O dia de arranque da nova legislatura fica marcado pelo corrupio nos corredores do Parlamento, alguns incidentes e até pela tomada de posse de alguns deputados que o vão ser apenas por algumas horas.

O primeiro dia da nova legislatura foi marcado pela reeleição de Eduardo Ferro Rodrigues como Presidente da Assembleia da República, com mais votos do que em 2015.

Nos primeiros discursos, os partidos sublinharam os últimos quatro anos e pediram para que a democracia e a liberdade sejam defendidas.

Pela primeira vez, o Parlamento português passa a ter nove forças políticas. Chega, Iniciativa Liberal e Livre estreiam-se no Parlamento mais fragmentado da história da democracia.

André Ventura chegou atrasado à tomada de posse e protagonizou um momento insólito com os lugares no hemiciclo.

SÁBADO COM TOMADA DE POSSE E CONSELHO DE MINISTROS

O XXII Governo Constitucional, o segundo liderado por António Costa, reúne-se este sábado em Conselho de Ministros, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe dar posse numa cerimónia no Palácio da Ajuda.

Nos primeiros conselhos de ministros após a posse dos governos, a agenda inclui a preparação da apresentação do Programa do Governo na Assembleia da República e a lei orgânica do novo Executivo.

Últimas