País

Costa afirma que levará pelos EUA a mensagem do Portugal moderno

O primeiro-ministro afirmou este domingo que, ao longo dos próximos dias, levará pelos Estados Unidos a mensagem do "Portugal moderno" em construção, num discurso em que salientou a solidez e a antiguidade da aliança entre portugueses e norte-americanos.

António Costa falava antes do discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no início das cerimónias do Dia de Portugal, em Boston, no estado norte-americano de Massachusetts, depois de ter sido hasteada a bandeira nacional na "City Hall".

"Inicio hoje um extenso programa nas duas costas dos Estados Unidos. Encontrar-me-ei com as comunidades portuguesas, com responsáveis de universidades e empresas. Em todo o lado levarei a mensagem do Portugal moderno em construção", declarou o primeiro-ministro.

Neste contexto, António Costa especificou que, além de Boston, estará em Providence, São Francisco, Sacramento, Nova Ioque e Newark.

"Todo este mês de junho contará com um extenso programa de eventos culturais, científicos e económicos para celebrar o nosso país nos Estados Unidos. Um programa que vai desenvolver-se em 60 cidades e em 12 diferentes Estados. Nunca esqueceremos que as comunidades portuguesas prolongam o país para além das suas fronteiras", referiu.

Com Lusa

Últimas