País

Hoje é notícia

O PS vai votar contra o projeto de lei do BE que concretizaria a segunda fase do regime das reformas antecipadas prometida pelo Governo. O ministro das Finanças é ouvido na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PSD, para debater os problemas no atendimento pediátrico no Hospital de S. João. No Mundo, a Eurocontrol divulgou uma advertência às companhias aéreas do leste do Mediterrâneo contra possíveis ataques aéreos contra a Síria.

(Arquivo Lusa)
LUSA

A Eurocontrol, organização europeia de segurança na navegação aérea, divulgou na terça-feira uma "advertência rápida" às companhias aéreas do leste do Mediterrâneo contra possíveis ataques aéreos contra a Síria com mísseis nas próximas 72 horas.

Projeto do BE sobre reformas com chumbo anunciado por PS e PSD

O PS vai votar hoje contra o projeto de lei do BE que concretizaria a segunda fase do regime das reformas antecipadas prometida pelo Governo, eliminando a dupla penalização aos 63 anos de idade para os pensionistas com longas carreiras contributivas.

Os socialistas juntam-se ao PSD, que já anunciara que votará contra o diploma dos bloquistas. Segundo o deputado do BE José Soeiro, o projeto de lei é apresentado "nos termos exatos da proposta do próprio Governo", uma vez que o executivo não cumpriu a entrada em vigor da segunda fase, que tinha acordado ser em janeiro deste ano.

"Tivemos com o Governo um acordo sobre a necessidade de acabar com o fator de sustentabilidade, com a penalização de 14,5%, para todas as pensões. O Governo acordou connosco aplicar esse princípio de forma faseada", explicou José Soeiro à agência Lusa.

Na noite de terça-feira, porém, o voto contra do PS foi anunciado à agência Lusa por fonte oficial do grupo parlamentar, na sequência de uma reunião entre deputados socialistas da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social com o ministro Vieira da Silva.Face ao sentido de voto contra do PS e do PSD, o diploma do BE deverá ser chumbado logo na generalidade.

O PS salienta, contudo, que o Governo "continua disponível para trabalhar com os parceiros (BE, PCP e PEV) na concretização da segunda fase do processo de revisão do regime de pensões antecipadas".

Presidente da República inicia visita oficial ao Egito


O Presidente da República chega hoje ao Cairo, para a primeira visita ao Egito de um chefe de Estado português em 24 anos.O primeiro ponto de agenda do programa oficial da visita de Marcelo Rebelo de Sousa acontecerá, no entanto, apenas na quinta-feira, dia em que se irá encontrar com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e com o primeiro-ministro, Sherif Ismail.

Durante a visita, que se prolonga até sexta-feira, o Presidente da República irá ainda deslocar-se à universidade al-Azhar, no Cairo, para participar num debate com jovens, terá um encontro económico com empresários portugueses e egípcios e visitará o parlamento.

Está também agendada uma receção do chefe de Estado à comunidade portuguesa na embaixada de Portugal no Cairo. No total, estão registados no consulado 187 cidadãos portugueses.

O último Presidente da República a visitar o Egito foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.

Primeiro-ministro termina visita a Londres


O primeiro-ministro, António Costa, termina hoje uma visita de dois dias a Londres, centrando a agenda nas questões económicas.Depois de um pequeno almoço com potenciais investidores, António Costa irá participar no fórum de negócios "Portugal/Reino Unido, uma ocasião para apresentar os indicadores sobre a evolução da economia portuguesa ao longo dos últimos anos.

Já à tarde, o primeiro-ministro estará numa segunda conferência económica sobre negócios entre Portugal e a Índia, que tem uma comunidade considerada poderosa do ponto de vista económico na Grã-Bretanha.António Costa irá ainda ao palácio de Buckingham, para um encontro com o príncipe André, Duque de York.

No primeiro dia da deslocação a Londres, na terça-feira, António Costa encontrou-se com a primeira-ministra britânica e participou numa receção com a comunidade portuguesa residente em Londres.

Centeno na na comissão parlamentar de Saúde


O ministro das Finanças é ouvido hoje na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PSD, que definiu a audição para discutir dificuldades financeiras no setor, mas com o atendimento pediátrico no Hospital de S. João a impor-se na agenda.

A audição ao ministro Mário Centeno já tinha sido pedida pelo grupo parlamentar do PSD há um mês, mas na terça-feira o partido confirmou que vai confrontar o titular da pasta das Finanças com as queixas relativas à degradação da qualidade de atendimento do serviço pediátrico no Hospital de S. João, no Porto.

O presidente deste hospital admitiu na terça-feira que as condições do atendimento pediátrico são "indignas" e "miseráveis", lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

Real Madrid e Bayern Munique defendem vantagens frente a Juventus e Sevilha na Champions


O Real Madrid e o Bayern Munique, que defendem vantagens frente a Juventus e Sevilha, podem atingir hoje as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, juntando-se a Liverpool e Roma.

Bicampeão europeu, o Real Madrid recebe a 'Juve' depois de ter vencido a primeira mão dos quartos de final no terreno do campeão italiano (3-0), com dois golos de Cristiano Ronaldo.Autor dos dois primeiros golos em Turim, o segundo dos quais de pontapé de bicicleta, o avançado internacional português fez ainda a assistência para o terceiro, da autoria de Marcelo, e deixou os bicampeões europeus bem encaminhados para a oitava presença seguida nas meias-finais.

Em Munique, o Bayern, já com o sexto título consecutivo de campeão da Alemanha, defende uma vantagem menos confortável, após o triunfo por 2-1 em Espanha, mas parte como favorito para marcar presença entre os últimos quatro, depois de ter ficado pelos quartos de final na época anterior.

Na terça-feira, Liverpool e Roma qualificaram-se para as meias-finais, deixando pelo caminho Manchester City e Barcelona, respetivamente.

Trabalhadores da Efacec ouvidos na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social


A Comissão de Trabalhadores da Efacec é ouvida hoje na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, no âmbito do requerimento do BE, com vista "à reposição da legalidade na empresa" e manutenção dos postos de trabalho.Os trabalhadores da empresa cumpriram no dia 23 de março uma greve contra os "despedimentos encapotados" no grupo, concentrando-se todo o dia frente às instalações da empresa na Arroteia, S. Mamede de Infesta, Matosinhos.

De acordo com Miguel Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), em causa estão as "contínuas listas criadas para dispensar trabalhadores", a últimas das quais "lançada em 15 de março com mais 49 nomes".

A empresa, por seu lado, diz que as afirmações dos Órgãos Representativos dos Trabalhadores (ORT) são "totalmente falsas"."A Efacec, enquanto grupo, é indiscutivelmente um recrutador de referência em Portugal, hoje e nos próximos anos. Um grupo com 2.538 trabalhadores.

Está em curso o programa '700 Recruta mais', o objetivo é recrutar, até 2020, 700 profissionais relacionados com as novas tendências, como a mobilidade elétrica e automação, unidades de negócio da Efacec em crescimento. Nos dois primeiros meses de 2018, o grupo já recrutou 85 colaboradores. Dito isto, são totalmente falsas as afirmações proferidas pelos ORT", sublinhou a empresa em comunicado.

Greve nos trabalhadores da Air France


Hoje será o sétimo dia de greve deste ano de trabalhadores da Air France, com vários sindicatos a exigirem aumentos salariais de 6% para compensar a perda de poder de compra nos últimos anos.A companhia aérea francesa prevê manter 70% dos seus voos durante a greve de hoje, a sétima deste ano, após ter sido obrigada a cancelar 25% das ligações pelo mesmo motivo, indicou a companhia.

Fonte da companhia aérea precisou à agência Lusa na terça-feira que a greve irá obrigar ao cancelamento de um voo entre Lisboa e Paris (AF1025), mas "estão a ser apresentadas soluções alternativas a todos os passageiros".


Os trabalhadores do Lidl realizam hoje o primeiro dia de greve ao trabalho suplementar, protesto que se prolonga até dia 30 e que integra a quinzena de luta que decorre nas empresas do setor da distribuição.A quinzena de luta convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) iniciou-se segunda-feira e o calendário de ações prolonga-se até à greve dos trabalhadores de todas as empresas de distribuição, no dia 1 de maio, feriado.

Além do protesto no Lidl, na quinta-feira os trabalhadores do Auchan fazem greve, estando prevista uma concentração na sede da empresa, em Alcântara, Lisboa.

Missão ministerial da CEDEAO em Bissau


Uma missão ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega hoje à capital da Guiné-Bissau, para avaliar a aplicação do Acordo de Conacri.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, pelo Presidente José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em agosto de 2015.

Por falta de consenso entre as várias forças políticas, a CEDEAO elaborou o Acordo de Conacri, assinado pelos partidos com representação parlamentar e os deputados expulsos do PAIGC, denominados por Grupo dos 15.

Desde as eleições de 2015, a Guiné-Bissau já teve seis primeiros-ministros.

O último primeiro-ministro nomeado pelo Presidente foi Artur Silva, um dirigente do PAIGC, que tomou posse a 31 de janeiro, mas que, até ao momento, ainda não apresentou a composição do seu Governo.A Guiné-Bissau deverá realizar eleições legislativas ainda este ano e presidenciais em 2019.

Comandante de navio e piloto de barra do porto de Leixões conhecem sentença


O comandante do navio "Erasmos" e um piloto de barra do porto de Leixões, em Matosinhos, acusados por condução perigosa na sequência de um acidente ocorrido em 16 de janeiro de 2017, conhecem hoje a sentença.

O Ministério Público (MP) acusou os dois homens de condução perigosa, considerando que violaram as normas de segurança marítima e portuária.

Em causa está o choque do navio de carga com um petroleiro no porto de Leixões, a 16 de janeiro de 2017, que, segundo a acusação, provocou danos de 2,3 milhões de euros no posto B do terminal de petroleiros e mais quatro milhões de euros de prejuízos no petroleiro.Devido ao choque, a infraestrutura do terminal petroleiro sofreu várias avarias.

Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra


O Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra começa hoje com sessões de filmes pensados para o público escolar, numa edição que dedicará uma retrospetiva ao realizador austríaco Ulrich Seidl.

O Córtex, que cumpre a oitava edição, terá mais dias de programação no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e pela primeira vez estende-se a Lisboa, com filmes a exibir no cinema Ideal até ao dia 18.

Apesar de ser dedicado à curta-metragem, com uma seleção de obras nacionais e internacionais, o festival abre exceção às longas-metragens para exibir "Safari" (2016), documentário de Ulrich Seidl, na quinta-feira no cinema Ideal, em Lisboa.

Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco


O Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco inicia-se hoje e continua até sábado, com 15 autores portugueses convidados e envolvendo 1.375 alunos de nove escolas.

A sexta edição do festival literário de Castelo Branco vai dedicar os primeiros três dias às escolas do concelho, onde os autores convidados vão interagir com 1.375 alunos pertencentes a quatro agrupamentos de escolas.Entre os 15 convidados desta edição estão nomes como Ana Margarida de Carvalho, António Mota, Filipa Melo, João Ricardo Pedro, José Carlos Vasconcelos, José Mário Silva, Maria Bouza, Maria João Lopes, Mário Augusto, Pedro Brito, Pedro Mexia e Rachel Caiano.

Westway Lab em Guimarães


A edição de 2018 do Westway Lab, arranca hoje em Guimarães, vai contar com 28 concertos, novos palcos, mais áreas temáticas nas Conferências PRO, um projeto de criação, residências artísticas e palestras.

O Westway Lab vai decorrer até sábado, tem como país convidado a Áustria e vai assistir às atuações de artistas como Cari Cari, Bowrain, Avec, Moly ou Stereociti, mas também de nomes nacionais como Manuel Cruz, Toulouse ou OMIRI.O festival começa hoje com as conferências PRO e com 'showcases' das residências artísticas, estendendo-se os concertos até ao final do evento.

Com Lusa

Últimas