País

Mulher que sofreu ferimentos graves em Beja transferida para Lisboa

A mulher que ficou esta quinta-feira ferida com gravidade na sequência de danos causados por vento, numa tenda do Campeonato Nacional das Profissões, em Beja, foi transferida para o Hospital de São José, em Lisboa, segundo fonte hospitalar.

Miguel Vidal

A fonte oficial do hospital de Beja disse à agência Lusa que a mulher, de 37 anos, foi transferida daquela unidade de saúde, onde tinha entrado no serviço de urgência e realizado exames, para o serviço de cirurgia maxilo-facial do hospital de São José, em Lisboa.

A mulher apresenta ferimentos "graves", mas está consciente e estável", frisou a fonte, explicando que a transferência deveu-se ao facto de o hospital de Beja não ter especialidade de cirurgia maxilo-facial.

Segundo contou à Lusa o comandante dos Bombeiros de Beja, António Guerreiro, o vento forte fez com que caísse em cima da mulher uma peça metálica da estrutura que suportava uma das tendas instaladas no espaço exterior da quinta onde decorriam provas do 43.º Campeonato Nacional das Profissões em Beja,

Trata-se da Quinta de Santo António, situada perto da cidade e onde funciona o Serviço de Formação Profissional de Beja, explicou o comandante, referindo que vítima ficou ferida e foi assistida pela equipa de prevenção dos bombeiros que estava no local e depois transportada para o hospital de Beja.

Na sequência do incidente, explicou o comandante, foi acionado o plano de emergência e, por precaução, a organização, a cargo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), evacuou espaços da quinta onde estavam instaladas tendas e decorriam iniciativas do campeonato, nomeadamente provas.

A organização também suspendeu as últimas provas e a mostra de profissões para crianças da competição, que deveriam ter terminado às 13:00 de hoje.

Na quinta, estariam cerca de mil pessoas, entre concorrentes, voluntários e jurados das provas, público e as várias crianças que participavam na Junior Skills - Mostra de Profissões para crianças até aos 12 anos.

A Lusa tentou sem sucesso obter mais informações sobre o incidente junto do IEFP.

O 43.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, que contou com a participação de 380 jovens de vários operadores de educação e formação do país, arrancou no passado domingo, em Évora.

As provas decorreram no Serviço de Formação Profissional de Beja, entre segunda-feira e hoje, e a cerimónia de encerramento, que inclui a entrega de medalhas aos vencedores de cada prova, está prevista para sexta-feira, a partir das 15:00, no Pavilhão Multiusos de Sines.

Lusa

Últimas