O mau tempo na Madeira provocou estragos no cais dos pescadores de Câmara de Lobos e destruiu um bar na Ponta do Sol. Uma família foi realojada no Funchal e três escolas tiveram de ser encerradas por precaução.
Um fenómeno semelhante a um pequeno tornado atingiu esta quarta-feira a zona de Faro, no Algarve. O remoinho danificou dezenas de barcos na doca, destruiu vidros de carros e arrasou uma esplanada.
No distrito de Viseu, foi a queda de árvores que deu mais trabalho às equipas da Proteção Civil. Duas casas foram atingidas por cabos de alta tensão, depois destes terem cedido ao peso do gelo. O mau tempo levou ainda a que várias aldeias de Lamego ficassem isoladas.
Bragança acordou esta quarta-feira coberta de neve. Dezenas de escolas foram encerradas e algumas estradas tiveram mesmo de ser cortadas. O nevão, que começou na tarde de terça-feira começa agora a desaparecer devido à chuva.
O concelho de Trancoso foi o mais afetado pelo mau tempo no distrito da Guarda. A camada de gelo derrubou ramos de centenas de árvores, o que condicionou a circulação, e danificou vários castanheiros com consequências na produção de castanha.
Também muitas escolas do distrito de Vila Real estiveram fechadas devido à falta de eletricidade e aos condicionamentos de trânsito. O peso do gelo causou a queda de postes de eletricidade e de árvores que obstruíram várias estradas.
Mas o mau tempo vai continuar nos próximos dias. A depressão Emma vai continuar a afetar o estado do tempo em Portugal durante os próximos dias.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê no entanto que o faça com menos intensidade já a partir da tarde de quinta-feira.
Devido ao mau tempo, a Proteção Civil registou 637 ocorrências entre as 18:00 de terça-feira e as 23:00 de quarta-feira, sobretudo quedas de árvores e limpeza de vias devido à neve, com Viseu a ser o distrito mais afetado, com 136 ocorrências.
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, registaram-se 275 quedas de árvores, 159 casos de limpeza de vias devido à queda de neve e 118 inundações, em todo o país.
De acordo com a ANPC, não existem vítimas a lamentar até ao momento devido ao mau tempo, apesar de referir que muitas escolas estiveram fechadas esta quarta-feira devido à intempérie.