País

Governo recebe pedidos de ajuda de "mais de 60 milhões de euros" pelos fogos de outubro

Os pedidos de indemnização devido aos incêndios florestais de 15 e 16 outubro ultrapassam os 60 milhões de euros, mais de dez vezes mais que os relativos ao fogo de Pedrógão Grande. O Governo registou 20 mil candidaturas de agricultores afetados para os apoios até cinco mil euros.

HUGO DELGADO/ LUSA

"Recebemos, até aos cinco mil euros, 20 mil candidaturas", sendo dez vezes mais "do que sucedeu em Pedrógão" Grande, afirmou esta segunda-feira o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que falava aos jornalistas no final da visita da comissária Europeia Corina Cretu à zona afetada pelo grande fogo de Pedrógão Grande.

Segundo Capoulas Santos, estas candidaturas - cujo processo de receção terminou no domingo - representam "mais de 60 milhões de euros" em apoio para os agricultores afetados pelos fogos de outubro, que atingiram maioritariamente a região Centro.

As candidaturas acima de cinco mil euros estão abertas até ao dia 15, para as quais estão disponibilizados 15 milhões de euros, acrescentou.

O ministro sublinhou que tem como objetivo pagar todos os apoios na área da agricultura "até ao fim do ano, desejavelmente até ao natal".

Sobre as críticas dos agricultores face aos apoios acima dos cinco mil euros (até 50 mil de prejuízos 85% de comparticipação e até 400 mil euros 50%), Capoulas Santos frisou que o Governo "adotou, neste tipo de apoios, algo que nunca tinha acontecido antes em Portugal".

"Nunca, em nenhuma circunstância, foram mobilizados apoios tão generosos para os agricultores", vincou.

Com Lusa

Últimas