País

Alunos portugueses do 4º ano pioram na leitura

Uma avaliação internacional revela que os alunos portugueses do 4º ano estão pior na leitura mas são os que mais gostam de ler. Em cinco anos, a média dos alunos portugueses registou a segunda maior queda numa avaliação da literacia em leitura entre 50 países.

De acordo com o "Progress in International Reading Literacy Study" (PIRLS), as crianças portugueses do 4º ano estão em segundo lugar quando afirmam que têm grande empenho nas aulas e são também as que mais dizem gostar muito de ler.

O problema está nos resultados aos testes sobre literacia em leitura. Aqui, as crianças portuguesas entre os 9 e 10 anos descem 11 pontos em relação ao estudo anterior
realizado em 2011.

Na prática, estão pior na leitura. A literacia em leitura avalia o saber ler, a interpretaçao e sentido crítico dos textos.

Entre os 50 países, Portugal ficou em 30º lugar com 528 pontos, numa escala de 300 a 700 pontos. Em 2011, estava na 19 ª posição.

Em cinco anos, Portugal registou a segunda maior queda na progressão da leitura entre os alunos do 4º ano de escolaridade: desceu 11 pontos, ultrapassado apenas pelo Irão, que registou a grande descida com 29 pontos.

O estudo realiza-se de cinco em cinco anos e procura estabelecer progressos e recuos no que respeita à literacia em leitura, ou seja, como leem as crianças entre os 9 e 10 anos
quando terminam o 1º ciclo escolar.

Neste estudo realizado por uma agência independente, participaram mais de 300 mil alunos
de 11 mil escolas de 50 países. Portugueses foram 4600 alunos de 218 escolas.

Os alunos do 1º ciclo da Federaçao Russa, Singapura e Hing Kong estão no top 3. De uma maneira geral, o estudo revela que a literacia das meninas é melhor do que a dos rapazes.

Por outro lado, um outro estudo de 2015 colocou Portugal no 13º lugar em 49 países com alunos que mais progrediram na literacia da matemática.

Últimas