Em comunicado, a espanhola "La Caixa" especificou que, dos três milhões, um milhão será destinado às vítimas de Pedrógão Grande e dois milhões aos concelhos afetados pelos incêndios que deflagraram domingo.
Os três milhões vão destinar-se fundamentalmente à recuperação de habitações afetadas pelo fogo, indica a fundação.
No comunicado, aquela instituição explicou ainda que, no caso de Pedrógão Grande, a verba será aplicada através de um protocolo com o Fundo Revita, que será assinado no dia 2 de novembro.
"No caso dos violentos incêndios dos últimos dias, serão disponibilizados dois milhões de euros adicionais", que vão ser distribuídos "através de acordos a estabelecer com as autoridades portuguesas", revelou.
A Fundação Bancária "La Caixa" está a desenhar o plano de implementação da sua ação social em Portugal, fruto da sua associação com o BPI, depois de o CaixaBank ter tomado o controlo da instituição portuguesa no mês de fevereiro.Inicialmente, a Fundação Bancária vai lançar os programas estratégicos de cuidados paliativos e continuados, de atenção às pessoas mais velhas, de integração laboral e de apoio à investigação médica.
A instituição vai ocupar-se, também, do desenvolvimento das regiões transfronteiriças e da colaboração com museus e entidades culturais portuguesas. O plano estratégico da instituição abrange um investimento de mais de 2 mil milhões de euros entre 2016 e 2019.
Lusa