País

"Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada"

Pedro Santana Lopes confirma à SIC que tomou uma decisão quanto à sua candidatura à liderança do PSD e que a anunciará quando tiver cumprido os seus deveres institucionais.

Luís Barra

Numa declaração em exclusivo à SIC, Santana Lopes disse:

"Quando tiver cumprido os meus deveres institucionais, com o Governo e com o meu partido, farei a confirmação do sentido da minha decisão.

Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada.

Não estou condicionado por mais nada nem por ninguém!"

Pedro Santana Lopes vai mesmo entrar na corrida à liderança do PSD. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa já decidiu, mas ainda não agendou a data da apresentação da candidatura.

A notícia, avançada esta manhã pelo Expresso, foi confirmada já pela SIC. Fontes próximas do ex-primeiro-ministro já descrevem a sua decisão como sendo uma decisão sem retorno.

A SIC sabe também que Santana Lopes trocou mensagens com o primeiro-ministro, que é o responsável direto pela nomeação do provedor. Ainda hoje será comunicado oficialmente a António Costa a decisão de afastamento do cargo.

Ao que a SIC apurou, não houve ainda uma comunicação oficial por parte do provedor aos serviços que dirige.

Pedro Santana Lopes deverá ainda informar Pedro Passos Coelho da sua decisão.

Nesta altura, Santana Lopes ainda não reuniu financiamento para a campanha, nem estrutura e nem tem director nomeado.

As explicações sobre os motivos que levam Santana Lopes a avançar deverão ser reveladas esta noite no habitual comentário na SIC Notícias.

Últimas