Em entrevista ao jornal I André Ventura declarou que "Se Rui Rio for o único a avançar para a liderança do PSD, num discurso que se confunde com o governo do papartido socialista eu acredito que tem que ser criada uma alternativa a essa candidatura. Nenhum militante se pode excluir da corrida à liderança do seu partido. Admito avançar caso ninguém avance contra uma candidatura que não serve o melhor interesse do partido social democrata".
André Ventura defende ainda eleições primárias no PSD, abertas à sociedade civil, em vez de diretas e lança nova farta "Espero que o dr., Rui Rio não tenha medo".
Sobre a liderança que agora sai, de Pedro Passos Coelho que não se recandidata, André Ventura lamenta porque esteve sempre a seu lado no culminar da polémica, quando foi acusado de xenofobia e racismo durante a campanha eleitoral.
Recordo que André Ventura chegou a ser alvo de uma queixa do BE que levou à abertura de inquérito formal do Ministério Público e perdeu o apoio do CDS-PP na corrida à câmara de Loures onde ficou em 3º lugar, depois do PS e do PCP que reelegeu Bernardino Soares no executivo camarário.