País

Os nomes dos jovens linces nascidos em Portugal

Os cinco linces nascidos na primavera passada em Portugal já têm nome. Foram escohidos pelas crianças do concelho de Mértola, onde esta semana foram libertados mais dois linces adultos.

Um dos jovens linces nascidos no Vale do Guadiana
Imagem captada por foto-armadilhagem-ICNF

SIC Notícias

São duas fêmeas e dois machos da mesma ninhada de Lagunilla, a progenitora que chegou ao Vale do Guadiana em 2015, e uma quinta jovem lince, nascida em S. João dos Caldeireiros.

O ICNF promoveu no concelho de Mértola uma votação de nomes iniciados pela letra "N" e foram escolhidos cinco:

Nógado - atribuído a um dos machos da ninhada da Lagunilla "que apresenta uma pelagem de tipo intermédia (malhas negras largas e finas) e que presentemente já está independente e partilha o espaço do macho Luso, potencialmente seu progenitor";

Navarro - nome de uma localidade do concelho de Mértola, atribuído ao segundo macho de Lagunilla e que permanece ainda no território desta progenitora;

Neblina - uma das lince fêmea desta ninhada e que "já exibiu movimentos exploratórios fora do território que compartilhou com a progenitora e com os irmãos";

Nuvem - nome atribuído à segunda fêmea desta ninhada de 2016;

Nossa - nome dado a uma quinta jovem lince, nascida em S. João dos Caldeireiros, concelho de Mértola, e que foi observada junto do casal de linces Jacarandá e Katmandú.

Mais dois linces adultos libertados na natureza

A fêmea Naira e o macho Noctulo, animais provenientes do Centro de Reprodução em Cativeiro de Zarza de Granadilla, da Junta de Extremadura, em Espanha, foram libertados a 22 de fevereiro.

Vão juntar-se a outros linces que constituem o novo núcleo populacional da espécie em Portugal, constituído por 12 jovens e adultos com território já estabelecido.

No Vale do Guadiana foram libertados 17 animais desde 2015 e 12 deles- Macela, Jacarandá, Mel, Luso, Katmandu, Mesquita, Lagunilla, Mistral, Malva, Liberdade, Mirandilla e Moreira - "possuem já territórios estabilizados na área do Sítio Rede Natura 2000 Guadiana", sendo monitorizados através de seguimento rádio e GSM ou de foto-armadilhagem, explica o ICNF.

O projeto Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal (LIFE+Iberlince) decorre até 2018. É cofinanciado pela Comissão Europeia e reúne 22 parceiros nos dois países, dos quais 5 são portugueses -- ICNF, Associação Iberlinx, EDIA, Infraestruturas de Portugal e Câmara Municipal de Moura.

Últimas