Ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa ouvidos na AR sobre Lajes a 24 de fevereiro
Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa vão ser ouvidos no parlamento sobre a redução da presença norte-americana na base das Lajes, numa audição conjunta das respetivas comissões parlamentares, a 24 de fevereiro.
Este plano integra mais de cem medidas que o executivo de Vasco Cordeiro quer ver no terreno para responder à redução do contingente norte-americano nas Lajes, já este ano, dos atuais 650 efetivos para 160 pessoas. Os EUA, que são o maior empregador da ilha Terceira, vão também dispensar 500 trabalhadores portugueses. (Arquivo)
LIONEL CIRONNEAU / AP
A informação foi avançada aos deputados pelo vice-presidente da comissão de Defesa João Rebelo, o qual adiantou que a audição em simultâneo de Rui Machete e José Pedro Aguiar-Branco está prevista para as 15:00.
A comissão de Negócios Estrangeiros tem previstas várias audições sobre a base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, onde o Governo norte-americano prevê fazer uma redução gradual dos trabalhadores portugueses da base das Lajes de 900 para 400 pessoas ao longo deste ano, e dos civis e militares norte-americanos de 650 para 165.
Além dos dois governantes da República, vão ser ouvidos sobre esta matéria o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e os presidentes das câmaras da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo.
Lusa
Relacionados
Últimas