País

Operações de busca no caso Maddie retomadas amanhã de manhã

As buscas para encontrar indícios que levem ao paradeiro de Madeleine MacCan foram hoje suspensas na Praia da Luz, no Algarve, e serão retomadas às 08h00 de quarta-feira.

Os militares estão em permanência, mantendo  a vigilância de todo o perímetro requerido pela Scotland Yard, onde pressupõem  que se encontrem indícios ou provas do paradeiro de Maddie.  (SIC)

Cerca de 40 militares estiveram envolvidos nas operações requeridas  pela polícia britânica na investigação com vista a encontrar indícios que  possam detetar o paradeiro de Madeleine McCann, a menina inglesa desparecida  em 2007, na Praia da Luz. 

Fonte da GNR disse à agência Lusa que estão destacados, "para esta operação  das autoridades britânicas, em conjunto com a Polícia Judiciária portuguesa,  40 militares, entre os quais equipas cinotécnicas  (homem-cão) e a cavalo".

A mesma fonte acrescentou que os militares estão em permanência, mantendo  a vigilância de todo o perímetro requerido pela Scotland Yard, onde pressupõem  que se encontrem indícios ou provas do paradeiro de Maddie. 

Hoje, segundo dia de operações, as autoridades estão a utilizar dois  cães pisteiros e equipas de sapadores florestais que fazem a desmatação  das zonas previamente delineadas pela Scotland Yard. 

O terreno de vários hectares, com a uma área equivalente a cerca de  três campos de futebol, foi na segunda-feira vedado, tendo a polícia procedido  a marcações e à instalação de tendas em vários locais. 

Fonte da Polícia Judiciária disse à Lusa que os trabalhos deverão estender-se  por toda a semana e preveem escavações em locais previamente referenciados  pela polícia britânica, que através de carta rogatória requereu as diligências  para procurar indícios que possam levar à localização da menina inglesa.

 Sete anos depois do desaparecimento de Madeleine McCann, as autoridades  portuguesas e inglesas regressaram à Praia da Luz, no concelho de Lagos,  para vistoriarem terrenos adjacentes ao aldeamento turístico onde a família  se encontrava alojada de férias. 

As diligências foram requeridas pela Scotland Yard, que nunca fechou  a investigação, ao contrário das autoridades portuguesas, que encerraram  o processo em 2008. 

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos,  a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos  gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico, na Praia  da Luz, no Algarve. 

Lusa

Últimas