A lista apresentada à Comissão Política Nacional do PS, reunida na sede do partido, em Lisboa, e que foi distribuída aos jornalistas, coloca Elisa Ferreira em quarto lugar e Ana Gomes em sexto.
Os atuais eurodeputados Vital Moreira, Edite Estrela, Capoulas Santos e Correia de Campos não constam da lista. A lista, liderada por Francisco Assis, tem como número dois a antiga ministra de António Guterres e atual conselheira da União Europeia Maria João Rodrigues, em quinto o açoriano especialista na área do mar Ricardo Serrão Santos, a professora universitária madeirense Liliana Rodrigues em oitavo, Manuel dos Santos em nono, Maria Amélia Antunes em décimo e José Junqueiro em décimo primeiro.
O ensaísta Eduardo Lourenço é candidato em 21. lugar, o último dos efetivos.
Em 2009, o PS elegeu sete eurodeputados, numa lista liderada por Vital Moreira: Edite Estrela, Capoulas Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos e Luís Paulo Alves.
A lista do PS "teve como critério promover três grandes objetivos: renovação, qualidade e competências específicas em dossiês fundamentais para Portugal, tendo em vista a articulação entre o futuro Governo e o Parlamento Europeu", segundo divulgou fonte oficial do partido.
Essa pretendida articulação foi pensada em "três áreas prioritárias: emprego, União Económica e Monetária, Mar e o seu potencial económico".
Lista completa (efetivos)
1 - Francisco Assis
2 - Maria João Rodrigues
3 - Carlos Zorrinho
4 - Elisa Ferreira
5 - Ricardo Serrão Santos
6 - Ana Gomes
7 - Pedro Silva Pereira
8 - Liliana Rodrigues
9 - Manuel dos Santos
10 - Maria Amélia Antunes
11 - Fernando Moniz
12 - Isabel Coutinho
13 - José Junqueiro
14 - Célia Afra
15 - Diogo Leão
16 - Maria da Luz Lopes
17 - Henrique Ferreira
18 - Maria de Fátima Carvalho
19 - Júlio Barroso
20 - Maria José Baptista
21 - Eduardo Lourenço
(suplentes)
22 - Ana Venâncio
23 - Fernando Cabodeira
24 - Rita Mendes
25 - Adérito Pires
26 - Renata Veríssimo
27 - Miguel Rasquinho
28 - Catarina Castanheira
29 - Carlos Granadas
Lusa