País

Queda de neve encerra escolas na Guarda e Bragança

Todas as escolas do distrito da Guarda estão hoje encerradas, por causa de queda de neve. A Câmara Municipal está a assegurar um corredor de circulação em torno da cidade, mas apela aos habitantes que apenas saiam de casa "em caso de manifesta necessidade". No distrito de Bragança, a neve impediu o transporte escolar dos alunos de algumas aldeias junto às serras em Bragança e Alfândega da Fé. Também os distritos de Viseu e Vila Real estão a ser afetados pela neve.

A Câmara Municipal da Guarda refere que, "após três horas de precipitação de queda de neve intensa, tomou a decisão de mandar encerrar todos os estabelecimentos de ensino do concelho".

"Aconselhamos as pessoas que na cidade da Guarda circulem preferencialmente pela VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), porque é o corredor onde estamos a centrar todos os esforços com vista à sua limpeza. Tudo o resto serão segundas prioridades", disse à agência Lusa o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da proteção civil municipal.

Segundo o autarca, os automobilistas devem usar "sempre a VICEG no acesso à cidade" e "devem sair de casa só em caso de manifesta necessidade". "Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno", alertou.

Sérgio Costa indicou, também, que devido ao nevão, "algumas ruas no centro da cidade, as ruas com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito e estão devidamente sinalizadas".

A autarquia também decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.5 (IP5), da Estrada Nacional 16 entre Chãos e Guarda e da Estrada Nacional 18 entre Benespera e Guarda.

O corte das vias foi efetuado "por razões de segurança" e mantém-se "até que os veículos limpa-neves possam limpar também essas estradas", disse o vereador.

Sérgio Costa lembrou, ainda, que a Câmara Municipal da Guarda tomou a decisão "de encerrar todos os estabelecimento de ensino durante todo o dia de hoje, por razões de segurança".

Em relação aos meios no terreno, o vereador observou que o novo veículo limpa-neves dos Bombeiros Voluntários da Guarda "tem-se revelado uma ajuda fundamental na limpeza", mas "não é suficiente".

"Tem nevado com bastante intensidade. Os meios que existem não têm sido suficientes face à grande e à contínua precipitação, uma vez que os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar novamente", referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar "algum apoio" na limpeza das vias do concelho.

Neve deixou em casa alunos de aldeias de Bragança e Alfândega  da Fé 

As crianças das zonas rurais junto às serras de Bornes, em Alfândega  da Fé, e de Montesinho, em Bragança, ficaram em casa, embora todas as escolas  estejam a funcionar, porque os transportes não conseguiram fazer os percursos  devido à neve, informaram as autarquias. 

A neve está também a causar alguns transtornos na circulação automóvel  no concelho de Vinhais, principalmente na zona da serra da Coroa, mas não  afetou o transporte de alunos, disse à agência Lusa o presidente da Câmara,  Américo Pereira. 

O autarca adiantou que as maiores dificuldades, a meio da manhã, verificavam-se  na estrada nacional 103, que liga Bragança a Vinhais, na zona de Vila Verde,  onde estavam "carros bloqueados", impedindo a circulação. 

No concelho de Bragança, a autarquia indicou, em comunicado, que, "até  ao final da manhã, espera ter as melhores condições de circulação para os  munícipes". 

O Comando Distrital de Bragança da GNR confirmou, cerca das 10:00, que  "todas as estradas da região se encontravam abertas, embora se circulasse  com "algumas dificuldades" na nacional 315, na serra de Bornes, em Alfândega  da Fé, na 308, que liga Vinhais à Moimenta, na serra da Coroa, e na serra  da Nogueira, na zona de Alimonde, em Bragança. 

De acordo com a GNR, nos locais mais críticos encontram-se meios a proceder  à limpeza. 

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança confirmou  à Lusa que "os constrangimentos" durante a manhã ocorreram nos locais onde  habitualmente se regista queda de neve na região, sobretudo nas serras de  Bornes, Nogueira e Montesinho. 

O comandante Noel Afonso afirmou, no entanto, que na região "ainda não  se vive uma situação muito preocupante". 

As previsões da meteorologia apontam para continuação da queda de neve  na região. 

 

Com Lusa

Últimas