País

Professores contratados manifestam-se hoje em Lisboa, Coimbra e Braga 

Os professores contratados manifestam-se hoje  em Lisboa, Coimbra e Braga, para protestar contra a prova de acesso à carreira  docente, que o Ministério da Educação decidiu aplicar.   

A manifestação de Lisboa decorrerá em frente à Assembleia da República,  enquanto em Coimbra o protesto será na praça da República, às 15:00. Em  Braga, vai realizar-se uma contestação à mesma hora, segundo a organização.

A prova de avaliação de conhecimentos e competências é também contestada  pelas federações sindicais de professores, motivo pelo qual nunca chegou  a ser aplicada, apesar de estar prevista na legislação desde a governação  socialista de José Sócrates. 

Os professores e a oposição parlamentar alegam que "desprestigia as  instituições de Ensino Superior que formam os professores", além de ser  "uma humilhação" para os docentes, com vista à sua retirada do sistema educativo.

Estes foram alguns dos argumentos esgrimidos no debate parlamentar sobre  o orçamento da Educação para 2014, estando igualmente na frente de batalha  da ação sindical. 

Os professores contratados que organizam a manifestação, a nível nacional,  apelam aos colegas para levarem consigo o certificado de habilitações. 

      Lusa

Últimas