Esta cerimónia corresponde à primeira missa celebrada por Manuel Clemente como patriarca de Lisboa, que fará a homília e concederá, no final, a todos que se confessaram e receberam a sagrada comunhão, em nome do Pontífice, a bênção com indulgência plenária.
Segundo uma nota do patriarcado, está previsto que antes da bênção final o bispo auxiliar de Lisboa Joaquim Mendes faça uma saudação ao novo patriarca.
Segundo o patriarcado, é "esperada uma grande afluência de pessoas para a celebração, 1/8pelo que 3/8 será colocado, no claustro do Mosteiro, um ecrã gigante para que todos possam acompanhar".
A celebração corresponde a uma missa dominical que seguirá o ritmo normal de uma missa presidida pelo bispo de uma diocese.
A entrada solene do patriarca será acompanhada por cerca de 50 profissionais da comunicação social e transmitida em direto pela RTP1.
Manuel Clemente, de 64 anos, foi nomeado patriarca de Lisboa a 18 de maio pelo papa Francisco, deixando vago o lugar de bispo do Porto.
O cardeal José Policarpo, de 77 anos, resignou dado o limite de idade, e passa a ser patriarca emérito, devendo recolher a uma casa de oração, em Sintra, como anunciou.
Lusa/