Olhares pelo Mundo

Robôs sinaleiros e cães-robô reforçam segurança pública em cidade chinesa

Na cidade de Mianyang, no sudoeste da China, começaram a ser usados robôs para auxiliar o trabalho da polícia.

Catarina Solano de Almeida

Ana Isabel Pinto

A cidade de Mianyang, na província de Sichuan, está a utilizar tecnologia robótica para reforçar a segurança pública. Robôs sinaleiros regulam o trânsito e cães-robô patrulham espaços públicos e apoiam operações policiais.

.Um dos exemplos mais visíveis nas ruas é um robô sinaleiro que ajuda a gerir o trânsito durante o dia, entre as 8h e as 17h.

A polícia também está a recorrer a cães-robô para reforçar a vigilância. Equipados com quatro câmaras de 360 graus, estes dispositivos transmitem imagens em direto para os centros de controlo da polícia e estão a ser utilizados sobretudo em parques empresariais e espaços públicos.

Segundo Wang Jianhai, agente do Departamento de Segurança Pública de Mianyang, “os cães-robô conseguem apoiar os agentes humanos, realizar patrulhas autónomas, verificações discretas de identidade e até contenções não letais. Por isso, estão a ser usados em distritos comerciais, junto a lagos artificiais e em parques tecnológicos”.

Estes dispositivos estão também a ser preparados para apoiar as equipas da SWAT (forças especiais de intervenção). Numa simulação, os cães-robô conseguiram disparar com sucesso uma arma de contenção não letal, usada para dissuadir um suspeito.

Últimas