Olhares pelo Mundo

"É milagre": Carlo Acutis é o primeiro "santo millennial" e um caso insólito que atrai muitos jovens à fé católica

Muitos peregrinos que vão a Assis para expressar devoção a Carlo Acutis, o 'padroeiro da internet', são adolescentes que se dizem atraídos e impressionados pela história do jovem que evangelizava através da informática.

Mariana Guerreiro

Ana Isabel Pinto

São muitos os peregrinos que têm visitado a cidade medieval de Assis, em Itália, para venerar Carlo Acutis, o primeiro “santo millennial”, que será canonizado já este mês, dia 27 de abril.

"Carlo Acutis dá-nos paz, mas mais importante é que ele dá-nos a certeza de que Deus é um bom pai”, disse, à Associated Press, Sabina Falcetta, que visita regularmente o Santuário da Espoliação, com um grupo de mães para orar pelos seus filhos.

Todos os dias, em Assis, milhares de peregrinos reúnem-se para entrar na Igreja Santa Maria Maior e rezar junto do túmulo de Carlo Acutis. O corpo do 'padroeiro da internet' pode ser visto por qualquer um. No início de março, passaram por lá centenas de pessoas para tirar fotografias ao jovem de calças de ganga e ténis, que aparenta estar apenas a dormir.

Muitos peregrinos que vão a Assis para expressar devoção a Carlo Acutis são adolescentes e jovens que se dizem atraídos e impressionados pela história do jovem que evangelizava através da informática.

Mario Girardi, de 13 anos, revelou que ficou realmente impressionado pelo facto de que Carlo - quando tinha apenas alguns anos a mais do que ele - "falava com todas as pessoas, não julgava ninguém e ajudava todos".

Tanto a igreja quanto a família acreditam que Acutis está a realizar milagres após a sua morte prematura precisamente ao atrair jovens para a fé, quando a maioria dos seus contemporâneos está a abandonar a religião.

Segundo o arcebispo Domenico Sorrentino, da diocese de Assis, no último ano mais de um milhão de peregrinos prestaram homenagem a Carlo Acutis.

O jovem que evangelizava através da informática

Carlo Acutis era conhecido como o "génio da informática", mas morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos. Nasceu em Londres, mas cresceu em Milão, e dedicava os seus dias a espalhar a fé católica através do gosto pela informática.

Nos seus sites, tentava divulgar a fé católica e agora está a dias de se tornar o primeiro santo adolescente da Igreja Católica.


Últimas