Olhares pelo Mundo

Mercado de Natal em Berlim abre portas com as tradicionais diversões e vinho quente

A agência Reuters acompanhou o arranque da iniciativa, que até final de dezembro atrai muitos turistas à capital alemã.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Os mercados de Natal começam a abrir portas na Alemanha e dão as boas-vindas à temporada do vinho quente. A quadra natalícia em Berlim é marcada por este tipo de eventos, com destaque para o mercado organizado pela Câmara Municipal.

“Senhoras e senhores, nestes dias que vivemos, julgo que estamos todos ansiosos pelo período do Natal e pela luz, esperança e confiança desta quadra. Há guerras por todo o lado, crises, divisão e penso que o que precisamos no Natal é esperança, confiança , amor e união," declarou o presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner, no discurso inaugural do evento.

Além das decorações festivas, os frequentadores do mercado podem encontrar pistas de gelo e barracas que vendem comida tradicional, como amêndoas torradas ou salsichas.

O evento atrai muitos turistas e também residentes da cidade, clientes habituais que estranham o aumento dos preços.

"Dá para sentir a diferença em relação ao ano passado. Uma salsicha grelhada a 5 euros e um vinho quente a quase 7 euros. E os reformados! Quer dizer, felizmente ainda não chegámos lá, mas como é que eles podem pagar? E provavelmente também querem um vinho quente!", disse Carla aos repórteres da Reuters.

O mercado de Natal de Berlim de 2024 teve início esta semana e está aberto durante cerca de um mês.

Últimas