Olhares pelo Mundo

Mosquitos esterilizados para combater a disseminação de dengue na Europa

Há uma crescente preocupação na Europa com o aumento de doenças transmitidas por mosquitos, tais como como dengue, zika e chikungunya.

Catarina Solano de Almeida

Ana Isabel Pinto

Um laboratório perto da cidade espanhola de Valência está a criar e esterilizar milhares de mosquitos tigre para ajudar a combater a expansão na Europa, estimulada pelas alterações climáticas, da espécie invasora que transmite a dengue e outras doenças tropicais.

Utilizando um acelerador de eletrões, o Centro de Controlo Biológico de Pragas, financiado pelo governo regional, esteriliza mosquitos machos para libertar cerca de 45.000 deles todas as semanas, para que possam acasalar com fêmeas - aquelas que picam e podem transmitir doenças entre humanos - e eventualmente reduzir a população de mosquitos.

"É uma espécie que está a tornar-se mais comum com as alterações climáticas... Existe um ambiente favorável ao seu desenvolvimento durante períodos mais extensos ao longo do ano e as suas populações estão a aumentar constantemente", disse Vicente Dalmau, do departamento de saúde e agricultura da região de Valência.

Os espécimes são provenientes desta região espanhola e os cientistas utilizam uma máquina de classificação de sexo para separar as pupas femininas das pupas masculinas.

As técnicas de esterilização têm sido utilizadas noutras partes do mundo. Este laboratório utiliza a sua experiência anterior com moscas da fruta para esterilizar os machos através de radiação.Há uma crescente preocupação na Europa com o aumento de doenças transmitidas por mosquitos, tais como como dengue, zika e chikungunya.

Os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças mostram uma tendência crescente contínua no número de casos importados de regiões endémicas de dengue, bem como um número crescente de surtos locais de infeções pelo vírus do Nilo Ocidental e dengue na Europa.

O mosquito tigre asiático, ou Aedes albopictus, está a espalhar-se mais para norte e leste da Europa e tem agora populações autossustentáveis ​​em 13 países, incluindo Portugal.

A Direção-Geral da Saúde alerta para a prevenção e controlo deste mosquitos e recomenda vigilância.

Taxas de dengue aumentam a nível mundial

A Organização Mundial da Saúdejá alertou que o aquecimento global devido às alterações climáticas está a causar a propagação da doença e que este ano se pode bater um novo recorde de casos pelo mundo. Os casos notificados desde 2000 aumentaram oito vezes, para 4,2 milhões em 2022.

Últimas