As erupções no Monte Etna e no vulcão Stromboli, em Itália, expeliram cinzas quentes e lava, aumentaram os níveis de alerta na ilha mediterrânica da Sicília e obrigaram ao fecho temporário do aeroporto de Catânia, esta sexta-feira.
O Etna, um dos vulcões mais ativos do mundo, tem tido intensa atividade nos últimos dias, iluminando o céu perto da cidade de Catânia, enquanto Stromboli, na costa norte da Sicília, derramou lava no mar.
A agência de Proteção Civil italiana emitiu um alerta vermelho para Stromboli, avisando que a situação pode deteriorar-se.
O ministro da Proteção Civil, Nello Musumeci, disse que Stromboli está "sob vigilância", e acrescentou que as autoridades estão a assegurar os planos de evacuação em caso de emergência.
A brigada de incêndio disse que duplicou por prevenção o número de bombeiros na ilha.
Nos arredores de Catânia, na costa oriental da Sicília, residentes e autoridades mobilizaram-se para limpar a cidade depois de ruas e carros terem ficado sufocados por cinzas vulcânicas negras, enquanto o aeroporto estava fechado.
"A pista do aeroporto de Catânia está inutilizável devido à queda de cinzas vulcânicas. Tanto as chegadas como as partidas estão suspensas", informou o aeroporto em comunicado, acrescentando que as operações deveriam ser retomadas às 15h00, hora local.
Com Reuters