Olhares pelo Mundo

Paris 2024: Por onde anda a tocha olímpica?

Antes de chegar a Paris, a chama olímpica vai passar por mais de 400 cidades. A tocha é um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, que este ano decorrem em França entre 26 de julho e 11 de agosto.

Daniel Pascoal

Ana Isabel Pinto

A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos de Paris, a tocha olímpica já está em excursão rumo à capital. No início desta semana, atravessou o viaduto de Millau, uma das pontes mais famosas de França, justamente no dia que assinala o 20.º aniversário do monumento.

Pelas mãos do patinador Taig Khris e da triatleta Jessica Harrison, a chama olímpica chegou ao centro da Millau, onde centenas de pessoas aguardavam para testemunhar o momento. Os portadores da tocha deslocaram-se depois para Sete e Montpellier.

150 mil juntaram-se em Marselha

O ponto de partida para Paris foi Marselha, simbolicamente por ser a cidade mais antiga do país. De barco e sob forte escolta policial, a chama - um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos - chegou ao porto da cidade na semana passada.

O futebolista Basile Boli, que marcou o único golo da vitória do Olympique de Marseille na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1993, foi o primeiro a carregar o símbolo, que deve chegar a Paris no dia 26 de julho.

150 mil pessoas, entre as quais o presidente Emmanuel Macron, juntaram-se para assistir em Marselha a cerimónia que terminou com o rapper Jul a acender a chama.

A tocha é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda da antiguidade clássica grega sobre Prometeu que teria roubado o fogo da forja de Efesto (Vulcano) para o entregar aos mortais.

Os Jogos decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto.

Últimas