Olhares pelo Mundo

Caranguejos-vermelhos chegam atrasados a encontro amoroso por causa das alterações climáticas

O tempo excecionalmente seco causou um atraso histórico de dois meses na migração anual dos caranguejos-vermelhos da Ilha Christmas, na Austrália.

Catarina Solano de Almeida

Ana Isabel Pinto

A ausência de chuva há quase 9 meses na Ilha Christmas, na Austrália, está a alterar os padrões migratórios dos caranguejos-vermelhos.

As alterações climáticas estão a mudar o padrão da época de migração dos caranguejos-vermelhos (Gecarcoidea natalis). Normalmente é em novembro e dezembro iniciam a sua viagem anual do interior da ilha para o mar, onde acasalam.

Nessa migração anual, o número de caranguejos é tal - ascende aos 50 milhões de indivíduos - que as estradas da ilha parecem ter um tapete vermelho e têm de ser encerradas ao trânsito.

Esta foi a primeira vez na história registada que os caranguejos migraram tão tarde como fevereiro, disse Brendan Tiernan, coordenador do programa de espécies ameaçadas da Parks Australia, e em menor número.

Com uma população de mais de 100 milhões, estes caranguejos são exclusivos da ilha – que tem praticamente todo o território designado como Parque Nacional – e são protegidos pela lei australiana.

Na migração anual, os caranguejos viajam da floresta no interior da ilha ao largo da costa da Austrália Ocidental até ao oceano, onde acasalam. As fêmeas ficam em tocas perto do oceano para chocar os ovos e os machos voltam para o interior da ilha.

Últimas