Olhares pelo Mundo

Ligação ao regime nazi: leilão de joias de milionária austríaca envolto em polémica

A coleção de 700 joias que vai a leilão na Christie's está a ser contestada por várias organizações devido às ligações do marido de Heidi Goëss-Horten ao partido nazi.

Ana Isabel Pinto

Elisa Macedo

A colecionadora de arte austríaca Heidi Goëss-Horten morreu em 2022 e deixou uma vasta coleção de joias que poderá ser vendida por mais de 150 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros), informou a Christie's esta segunda-feira.

Várias organizações, incluindo o Centro Simon Wiesenthal e o American Jewish Committee pediram à Christie's que suspendesse esta venda, mas a leiloeira britânica alega que concordou em realizar o leilão "visto que todos os lucros da venda irão para a organizações de caridade".

A milionária austríaca herdou a fortuna do marido, que morreu em 1987. O empresário alemão, Helmut Horten, pertencia ao partido nazi, era dono da cadeia de armazéns Horten AG e acumulou riqueza durante a II Guerra Mundial.

"O importante é que somos totalmente transparentes. Estamos a vender esta coleção com o nome Horton. Não estamos a esconder a identidade, não estamos a vender uma coleção anónima. Estamos a ser totalmente transparentes sobre para onde vão ser canalizados os fundos", explica o responsável da Christie's, Rahul Kadakia, em entrevista à Reuters.

"Os rendimentos de Horton vão para uma fundação que ajudará na proteção e bem-estar infantil, pesquisa médica e acesso às artes. A Christie's, por conta própria, está a fazer uma doação separada para pesquisa e educação sobre o Holocausto. Assim, divulgamos todos os fatos para conhecimento dos nossos clientes e eles têm a oportunidade de escolher se desejam participar da venda ou não", acrescenta Kadakia.

Valor da venda da coleção de Heidi Horte deverá ultrapassar o recorde de Elizabeth Taylor

Esta é considerada a maior coleção privada de joias. O valor da venda deverá ultrapassar o recorde da coleção de Elizabeth Taylor em 2011, e do leilão Maharajas & Mughal Magnificence em 2019, as duas únicas coleções de joias que arrecadaram mais de 100 milhões de dólares.

Entre as peças mais impressionantes de Heidi Horten distinguem-se o colar de diamantes "Briolette of India" de 90 quilates de Harry Winston, e o anel de diamantes "Sunrise Ruby" da Cartier, só esta última peça está avaliada em 20 milhões de dólares.

O leilão vai acontecer em várias fases e modelos. Trezentos lotes são propostos online até 15 de maio. Cerca de 100 serão leiloados na Christie's de Genebra esta quarta-feira e outras 150 peças na sexta-feira. As restantes peças da coleção serão vendidas online mais para o final do ano.

A Christie's vai vender no total as 700 joias da coleção privada de Heidi Horte, colecionadora de arte que chegou a ser a mulher mais rica da Áustria, a sua fortuna foi avaliada pela Forbes em 3 mil milhões de dólares.

Últimas