Milhões de peixes mortos estão a bloquear um rio no sudeste da Austrália. Segundo as autoridades australianas, o desastre é causado pelas inundações e tempo quente que estão a afetar o país.
Os peixes começaram a morrer no rio Darling, no estado de Nova Gales do Sul.
De acordo com as autoridades, o desastre está a acontecer porque os peixes, que precisam de mais oxigénio no tempo quente, não estão a conseguir receber os níveis de oxigénio suficientes. Estes níveis caíram depois das recentes inundações.
Citado pela agência Associated Press, o comissário assistente da polícia, Brett Greentree, adianta que a principal prioridade é manter o abastecimento de água potável à população local.
A segunda prioridade é remover os peixes. Para isto, foram contratados trabalhadores treinados para o efeito. No entanto, ainda não foi definida uma data para o início dos trabalhos.
“Não vou prometer que todos os milhões de peixes vão ser removidos pelos trabalhadores, porque isto é mesmo um pesadelo logístico”, diz Greentree.
A população local que depende do rio está a receber água potável das autoridades australianas. A qualidade da água do rio está a ser, constantemente, monitorizada.
Desde fevereiro que estão a ser encontrados milhares de peixes mortos no rio Darling. Há também relatos de peixes mortos encontrados perto da fronteira entre os estados da Austrália do Sul e Vitória.
Mas esta não é uma situação nova no país. Durante a seca severa de 2018 e 2019, o mesmo desastre aconteceu no rio.
Ainda assim, Greentree diz acreditar que o desastre deste ano é bastante superior ao ocorrido há cinco anos.