EUA

Três polícias mortos e dois feridos em tiroteio na Pensilvânia

O incidente ocorreu no Município de North Codorus. As autoridades não identificaram o atirador nem os agentes, nem descreveram as circunstâncias em que foram atingidos.

SIC Notícias

Três polícias foram mortos a tiro e outros dois ficaram feridos esta quarta-feira, no sul da Pensilvânia, tendo o atirador sido morto pela polícia, disseram as autoridades.

 "Lamentamos a perda das vidas de três almas preciosas que serviram este condado, serviram esta comunidade, serviram este país," afirmou o governador daquele estado dos EUA, Josh Shapiro.
"Este tipo de violência não é aceitável, precisamos fazer melhor como sociedade," continuou.

O tiroteio ocorreu na área do Município de North Codorus, a cerca de 185 quilómetros a oeste da Filadélfia, não muito longe da linha de Maryland, especificaram as autoridades.

"A dor será insuportável, mas suportá-la-emos," disse, por seu lado o Comissário da Polícia do Estado da Pensilvânia, Christopher Paris, numa conferência de imprensa.
"Não descansaremos até que realizemos uma investigação completa, justa e competente sobre este assunto", prometeu.

O Hospital de York informou que estava a tratar duas pessoas em estado grave e que por isso colocou em prática protocolos de segurança reforçados.

O Governador da Pensilvânia não disse qual o departamento de polícia a que pertenciam os agentes baleados, mas adiantou que eles estavam no local do incidente para dar seguimento a uma investigação relacionada com um caso doméstico que começara no dia anterior.

Autoridades não identificaram o atirador

As autoridades não identificaram o atirador nem os agentes, nem descreveram as circunstâncias em que foram atingidos.

A polícia não conseguiu partilhar muitos detalhes, porque a investigação está em curso, disse Paris.

A Procuradora-Geral Pamela Bondi chamou a violência contra a polícia de "flagelo" da sociedade.

Pamela Bondi disse que os polícias federais estavam no local para apoiar os agentes locais.

"Por favor, enviem orações para os agentes e os envolvidos no tiroteio no Condado de York", acrescentou o Vice-Governador da Pensilvânia, Austin Davis, numa publicação nas redes sociais.

Um distrito escolar local emitiu uma ordem de abrigo no local, embora tenha esclarecido que as escolas e os alunos não estavam envolvidos no tiroteio.

A ordem foi levantada mais tarde à tarde. O distrito disse em comunicado que as autoridades o tinham aconselhado "a manter alunos e funcionários" dentro dos edifícios "como precaução enquanto várias estradas da área estão fechadas."

O socorro médico foi prestado numa estrada rural da Pensilvânia, que serpenteia uma área agrícola com um celeiro e campos agrícolas.

Os agentes da polícia estavam a manter as pessoas bem afastadas da cena, em terras agrícolas, com cerca de 30 veículos da polícia bloqueando estradas ladeadas por um celeiro, uma quinta de cabras e campos de soja e milho.

A Polícia Estadual da Pensilvânia, a Polícia Regional do Norte e numerosos socorristas estão no local.

"Os Comissários do Condado de York estão a monotorizar a situação de perto e orando por todos os envolvidos," afirmou, por seu lado, o condado, em comunicado.

Um oficial da área foi morto em fevereiro, quando um homem armado com uma pistola entrou na unidade de terapia intensiva de um hospital e fez membros da equipe reféns antes de um tiroteio que deixou tanto o suspeito quanto o oficial mortos.

Com Lusa

Últimas