Mundo

União Europeia quer criar parede antidrones

Nos últimos dias, vários drones foram avistados a sobrevoar os principais aeroportos e bases militares da Dinamarca. O aeroporto de Aalborg, que é um dos mais usados pela Força Aérea dinamarquesa, esteve encerrado durante várias horas na quarta-feira.

Marta Tuna

Margarida Bento Campos

O Governo da Dinamarca aumentou o estado o nível de alerta em todo o país depois de, mais uma vez, terem sido detetados drones no espaço aéreo. A União Europeia anunciou que vai incluir a Dinamarca na primeira reunião sobre a criação de uma parede antidrones. 

A noite passada foi mais noite de alarme na Dinamarca, tal como na segunda-feira. 

Vários drones foram avistados a sobrevoar os principais aeroportos e bases militares do país. O aeroporto de Aalborg, que é um dos mais usados pela Força Aérea dinamarquesa, esteve encerrado durante várias horas. 

O governo dinamarquês aumentou o nível de alerta em todo o país e fala de um ataque híbrido, que combina táticas militares com civis, organizado por profissionais, mas a Rússia voltou a negar qualquer envolvimento. 

UE pretende criar modelo de proteção antidrone

Face aos avistamentos de drones no espaço aéreo dinamarquês, a União Europeia voltou a insistir na criação de uma parede antidrones e a primeira reunião sobre o assunto será na sexta-feira. 

O Governo dinamarquês diz também que está a ponderar invocar o artigo 4 da NATO, que permite uma reunião urgente do Conselho. 

A Estónia e a Polónia já ativaram o artigo depois de terem sido alvos de invasões com drones desconhecidos, nas últimas semanas. 

Últimas