Os mercados financeiros da Europa, da Ásia e também dos Estados Unidos registaram uma queda depois do anúncio de Washington do aumento das taxas alfandegárias sobre os produtos de quase uma centena de países. Na maior parte dos casos, a entrada em vigor das novas tarifas, que deveria aconteceresta sexta-feira, foi adiada para 7 de agosto.
A incerteza em relação ao impacto que estas decisões vão ter na economia mundial mantém-se. Apesar dos acordos já alcançados, como o que define o valor das tarifas a aplicar aos produtos exportados pela União Europeia, há ainda negociações importantes em curso.
Entre os países ainda a tentar negociar estão algumas das maiores economias do mundo, como a China, a Índia, o Canadá, a África do Sul e o Brasil– onde já se sente o impacto desta ameaça.
A turbulência também paira sobre uma das mais fortes economias europeias fora da União Europeia, a Suíça, que tem até dia 7 de agosto para evitar que os bens que exporta para os Estados Unidos sejam taxados em 39%.
Esta sexta-feira trouxe também notícias pouco animadoras para a economia norte-americana, com a revelação de que a criação de emprego no país no último trimestre foi muito mais baixa do que o previsto.