A deputada do PS Isabel Moreira acusa um deputado do Chega de a importunar, ao enviar-lhe beijos e fazer gestos com a boca durante o plenário na Assembleia da República. O deputado em causa é Filipe Melo, que, na altura do incidente, estava também na função de vice-secretário do Parlamento. O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, classificou o comportamento como inaceitável.
As imagens captadas durante o plenário desta quinta-feira mostram Filipe Melo, deputado do Chega, a enviar beijos à deputada socialista Isabel Moreira, durante o debate sobre incêndios e bombeiros. O momento provocou indignação na bancada do PS, mas também do Livre.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, disse, na altura, não ter visto o momento e que a Comissão de Transparência haveria de se pronunciar sobre o mesmo. Menos de 24 horas depois, na abertura do plenário desta sexta-feira, a segunda figura do Estado veio então condenar o comportamento de Filipe Melo.
“É inaceitável. Aquilo que se passou ontem em relação à sra. Deputada Isabel Moreira, no entender do presidente, não deve nem pode acontecer”, declarou Aguiar-Branco.
“Irei hoje mesmo dar seguimento da participação para a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados", adiantou.
Pedro Delgado Alves, do PS, acusou Filipe Melo de não estar à altura das suas funções e defendeu que este deve ser substituído. É que, além de deputado do Chega, Filipe Melo é também vice-secretário da Mesa da Assembleia da República.
José Pedro Aguiar-Branco afirmou que essa análise será feita no "devido local e no devido tempo".