O Presidente francês, Emmanuel Macron, começou, esta terça-feira, uma visita de estado de três dias ao Reino Unido, a primeira de um chefe de Estado europeu desde o Brexit.
Desde 2008 que um Presidente francês não fazia uma visita de estado ao Reino Unido. Emmanuel Macron é também o primeiro chefe de Estado europeu a ter tamanha honra desde o Brexit.
Coube aos príncipes de Gales dar as boas-vindas aos Macron assim que aterraram numa base militar, na zona Oeste de Londres.
Dali, o casal presidencial viajou até Windsor a bordo da viatura oficial do Rei Carlos III, e logo seguidos do carrocom o herdeiro do trono.
A visita de Estado vai durar três dias e inclui uma cimeira anglo-francesa, onde não faltarão temas para discutir.
As travessias ilegais do Canal da Manchas serão também um tema quente na agenda do encontro entre o primeiro-ministro britânico e o chefe de Estado francês.
O primeiro dia em Inglaterra
O primeiro dia de Macron no Reino Unido foi repleto de pompa e circunstância.
O casal presidencial foi recebido em Windsor pelo Rei e pela Rainha. Seguiu-se a imagem de marca das visitas de Estado com o tradicional cortejo.
Rei e monarca partilharam um coche real na viagem até ao castelo, onde os Macron visitaram uma exposição da coleção real com objetos ligados a França.
O dia terminou com uma homenagem ao soldado desconhecido, na Abadia de Westminster e discursos no Parlamento britânico.